POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

quarta-feira, 1 de junho de 2016

CooperLuz 01 09 15 - Osvaldo Instituto Swami Economia Solidária - Edna.MOV


Economia Solidária e Inclusão Global








O Instituto Swami desenvolve atividades de Apoio e Fomento à Economia Solidária e ao atendimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, mais especificamente na incubação e assessoramento às Cooperativas de Materiais Recicláveis e de outros empreendimentos econômicos e solidários (EES).
Somos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego como Entidade Fomentadora da Economia Solidária e atuamos como técnicos voluntários no Cadastro Solidário do Estado de Goiás.
Não temos patrocínio do Governo e atuamos com Coworkers e Colaboradores diversos.
Somos economistas, advogados, estudantes, professores, engenheiros, auditores ambientais e voluntários de diferentes formações que visitamos os lixões, organizamos os trabalhadores, explicamos a importância do modelo cooperativista e da Lei dos Resíduos Sólidos (12.305/PNRS), constituímos as cooperativas (todos os membros, gestores e diretores são os próprios catadores) e buscamos parcerias para que estas se desenvolvam.
O atual Programa Economia Solidária e Inclusão Global é a implantação coletiva da autogestão e da Capacitação Internacional de pessoas de todas as cooperativas e empreendimentos econômico e solidários.
As tarefas dessa primeira etapa são:
Desenvolvimento de uma página de internet modelo para a autogestão, que funcionará visualmente como uma intranet integrada às ferramentas Google (agenda, drive, forms, youtube,...).
Esse modelo de página de internet será replicado para outras 160 instituições (inicialmente) onde em cada uma delas teremos pessoas (membros da institutição) em processo de capacitação e de certificação internacional Google, trazendo dessa forma não apenas a autogestão e o controle organizacional dos processos, como também a integração destas pessoas no padrão de qualidade global Google. Transformando ex-catadores em Google Partners reconhecidos tecnicamente em todo o mundo.
Há duas maneiras distintas de participar da Campanha:
1ª. Tornando-se um Coworker do Instituto Swami
O coworker é um colaborador voluntário do Instituto Swami, esse Coworker deve ter alguma habilidade específica que possa ser utilizada em favor da Economia Solidária. O Coworker vai receber um e-mail corporativo @iswami.org doado pelo Google, com esse e-mail o coworker terá acesso às deversas ferramentas profissionais Google, como o Google sala de aula, o youtube professional, Google Drive de tamanho infinito, dentre vários outros acessos, além de participar dos programas de Certificação Internacional Google. Importante considerar que a certificação é pessoal e não do Instituto Swami e que depois de certificado esse coworker passa a ser indicado e pode utilizar o selo Google Partner em seus trabalhos pessoais/profissionais.
A contrapartida para se tornar um Coworker i.Swami será, depois de certificado, promover uma campanha de divulgação do Instituto Swami, ou um vídeo institucional, ou qualquer outra atividade coerente com a Certificação conquistada e que esteja de acordo com nossa missão e valores.
2º. Fazendo a doação para que possamos custear nossas atividades.
Com a doação esperamos não apenas recursos para continuarmos com nossas atividades em Apoio e Fomento à Economia Solidária, mas sim integrar a todos num grande processo de certificação e de capacitação profissional. Todos os doadores que tiverem interesse em participar dos Programas de Certificação Internacional são bem vindos. Cada doador que for participar do Programa de Certificação Internacional devem, necessariamente e depois de certificados, desenvolver alguma campanha, anúncio ou vídeo promovendo a Economia Solidária e o desenvolvimento deste Programa.
O programa é feito por etapas, sendo que nesta primeira etapa esperamos apoiar diretamente 160 (cento e sessenta) instituições diversas oferecendo-lhes o site, a capacitação, a assessoria para a prática da autogestão e a certificação.
Em segundo momento desejamos replicar o modelo abertamente para uso de toda e qualquer cooperativa ou Empreendimento Econômico e Solidário do Brasil e em terceiro momento traduzir as ferramentas criadas para que possam ser utilizadas globalmente. Criando uma gigantesca rede independente de solidariedade. 
A primeira etapa (160 entidades) tem duração de 24 meses.
O montante arrecadado visa dar o start no processo e não financiá-lo por completo. Consideramos que o envolvimento das Entidades, dos voluntários, dos coworkers e de outros apoiadores como o Google, nos darão condições de desenvolver todas as ferramentas necessárias sem que necessitemos de manipular com grandes somas de recursos financeiros. O nome disso tudo é FÉ!



Nenhum comentário:

Postar um comentário