POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Artesanato brasileiro e sustentabilidade inspiram o Inverno 2016 e Verão 2017





Com a expectativa de receber 5 mil visitantes nos dias 08 e 09 de julho no Centro de Convenções Frei Caneca (SP), o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais -  surpreendeu os visitantes no primeiro dia de evento, apresentando matérias primas artesanais e sustentáveis como inspirações para a moda brasileira no inverno 2016 e verão 2017. Capitaneados pelos estilistas Walter Rodrigues, Isabela Capeto e Jeferson de Assis – que integram também o Núcleo de Design da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), os projetos buscam no reaproveitamentos de materiais, na cultura popular brasileira e nos elementos naturais existentes na natureza soluções para se desenvolver uma moda atual, moderna e também com valor agregado.

Como o projeto Ecodesign, por exemplo, que tem a estilista Isabela Capeto na coordenação: ele consiste no desenvolvimento de produtos em couro a partir de práticas que tenham pouco impacto ambiental, utilizando solventes a base de água, produtos chrome free e taninos vegetais para o desenvolvimento de bolsas, calçados e acessórios. Isabela visitou curtumes por todo o Brasil (curtume Aguapé – couros exóticos (peixe e rã); Krumenauer – vacum; FCC – solas em grupon; Fuga Couros – vacum e Curtume Caxiense (ovelha) e as empresas: Comlasa – forro; Sander Irmãos – chifres; Blaze Transfers  e Componentes - hot fix ; Reuter Metais– Metais e Cifa Fios e linhas – cordão encerado) acompanhando passo a passo de cada etapa do desenvolvimento da coleção. Os produtos são de couro exótico ou vacum, criados a partir de taninos e garantindo maior aproveitamento das matérias primas. 
    
Já o Projeto Mix By Brasil foi buscar nas Comunidades participantes de Cooperativa Artisans Brasil (Maringá); Grupo Canoa (Canoas);  Artesão José Guimarães de Souza (Cabaceiras) e Artesão Manoel Carlos do Castro (Cabaceiras) o artesanato brasileiro – elemento inspirador para o Inverno 2016. Sob a consultoria técnica de Jefferson de Assis, o projeto resgata o artesanato brasileiro, valoriza a mão de obra e as habilidades individuais, além de incentivar o uso de técnicas que unem artesanato e design, como forma de diminuir o impacto ambiental e social. Antes do evento, os artesãos das quatro comunidades participantes receberam consultorias, como forma de auxiliar na criação e desenvolvimento de dez componentes em cada comunidade, todas expostas no Inspiramais. 


       
No Projeto + Estampa os designers Brads, Renato de Melo Medeiros e Marina Rebouças desenvolveram uma nova proposta para a estamparia brasileira, exaltando a os elementos culturais do país como forma de reduzir a cultura da cópia e também da compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções. Participam também do + Estampa os estúdios DB Raibow (Americana/SP); Capim Puro (São Paulo/SP) e Aurora Studio, que apresentam seus trabalhos até hoje, 09 de julho, no Inspiramais. 
    
O evento é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Inspiramais Inverno 2016 e acontece até hoje, 09 de julho, das  9h às 19h, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca – 5º andar (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário