POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

quarta-feira, 30 de março de 2016

ARTESÃOS MOSTRAM PEÇAS COM PEGADA SUSTENTÁVEL NO INSPIRAMAIS


Post Image

projetos Saberes Manuais e Mix by Brasil promovem o trabalho artesanal de comunidades do norte ao sul do Brasil


Salão Inspiramais, que apresentou os temas do verão 2017 e o preview do inverno para o setor de calçados, artefatos e materiais nesta semana, em São Paulo, também exibiu os projetos Saberes Manuais e Mix by Brasil, apoiados pela Assintecal, que trabalham a inclusão social de comunidades de artesãos de diferentes regiões do Brasil na cadeia produtiva.
O projeto Saberes Manuais é realizado em parceria com o Sebrae e conta com o trabalho de comunidades de artesãos de Santa Catarina coordenadas pelo estúdio de design Rotorói, localizado em Jaraguá do Sul, norte do estado. A estilista Flávia Vanelli, consultora do projeto, cuja proposta é utilizar materiais naturais e residuais para produção de componentes para as indústrias calçadista e de confecção, falou sobre o compromisso social da iniciativa. “Para o Verão 2017, nos aprofundamos em soluções que possam ser rapidamente incorporadas por pequenas e médias indústrias, sempre com a participação de artesãos em redes colaborativas, fomentando o cooperativismo, o comércio justo e o consumo consciente”, afirma.
Entre os itens apresentados na feira, destacam-se o sapato feminino com cabedal produzido a partir de sacolas de plástico recicladas e as diversas aplicações da fibra de banana empregadas nas peças. Confira:
O Mix by Brasil também apresentou produtos desenvolvidos com matérias-primas inusuais, como couro de bode, sobras de pneus e de fios de seda, “seguimos trabalhando com as comunidades de Nova Esperança (PR), que estão apresentando técnicas manuais em artigos de seda, além do Grupo Canoa, situado em Canoas (RS), que mostrou técnicas desenvolvidas com artigos derivados de petróleo. De Ribeira de Cabaceiras (PB), o artesanato do mestre Zé mostrará o desenvolvimento de produtos com a aplicação de chifres de caprinos e bovinos e, ainda na Paraíba, direto do Cariri, a oficina do mestre Manoel Carlos mostrará sua arte com a técnica de curtimento vegetal original do tanino”, contou Jefferson de Assis, estilista e coordenador do projeto. Veja as peças do Mix by Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário