POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bolsas de subprodutos e algodão reciclado


As bolsas são sempre um item desejo para a maioria das mulheres, e quase sempre as opções sustentáveis são raras, já que o couro continua sendo uma das matérias-primas “mais valorizadas”. Mas é preciso botar a mão na consciência e buscar novos materiais!

montagem denise1

Uma das marcas que eu conheci também no Minas Trend Preview (MTP), foram as bolsas e acessórios Denise Gerassi – voltada ao público feminino. Com atenção ao “ecofriendly”, a coleção Verão 2015 foi desenvolvida com base na lenda da vitória-régia.

montagem denise2

Uma das linhas é a Peixe do Rio em couro de Pirarucu, espécie mais representativa da Amazônia, além de ser um dos pratos mais tradicionais da culinária local. As peles são subproduto da indústria pesqueira e provém de criatórios regulamentados ou de programas de manejo sustentado e controlado. Os métodos de curtimento usam produtos orgânicos, livres de materiais pesados.

montagem denise4

Tem também uma linha desenvolvida com pele de pescada, seguindo as mesmas características da linha de pirarucu. As escamas do peixe – resíduo da indústria pesqueira – também são utilizadas em algumas peças que são transformadas em artesanato pelas comunidades ribeirinhas, assim como os detalhes com sementes de Jarina – fruto de uma palmeira da Amazônia.  As bolsas com franja são produzidas com resíduos de couro (bovino e caprino) que seriam descartados pelas indústrias de vestuário. Em outras peças, é utilizado o fio de algodão reciclado e trançado por artesãs com a técnica de macramê.
montagem denise3

Nenhum comentário:

Postar um comentário