POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

POLUição AMBIENTAL


hTTP://POLPATEC.BLOGSPOT.COM.BR 


O que é poluição Ambiental?
A poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio, em quantidade superior ao que o meio ambiente consegue absorve, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele.
 
A poluição ambiental é provocada primeiramente pela não conscientização da população. Os homens são uma espécie de predador para a natureza. Poluem por intenção ou por seus erros. A maioria dos atos humanos, (como o simples ato de respirar por exemplo) é poluidor.
Podemos evitar a poluição de inúmeros métodos. Primeiro de tudo é necessário conscientizar as pessoas a jogarem o lixo no lixo, pois a maioria dos dejetos são jogados por ação humana que entopem bueiros e deixam uma incrível poluição visual. Segundo, é necessário projetos ambientais fortes capazes de controlar os excessos desse crime. Aterros de resíduos industriais e plantar mais árvores e vegetação.
Existem vários tipos de poluição, todos podendo trazer doenças, pois atraem ratos e insetos. Algumas dessas poluições são:
- Atmosférica, que destrói a camada de ozônio e provoca a chuva ácida;
- Hídrica, que polui os rios e mares e, certas vezes "matando"-os;
- Do solo, que mata seus habitantes;
- Sonora, provocando problemas de audição aos que estão muito perto;
- Visual, que lota o espaço em cima de casas e prédios; - Luminosa, que incomoda a população com o uso incorreto da luz artificial;
- Eletromagnética, que provoca interferências nas rádios e aparelhos elétricos; entre outras.
Os principais locais atingidos pela poluição são os centros urbanos que têm carros e veículos automotores, e territórios próximos a centros industriais.
 Poluição Atmosférica
Poluição atmosférica é a poluição no ar em que respiramos. Essa poluição que quase não vemos causa grandes danos a nossa saúde. Os principais gases poluentes são: monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e gás carbônico.
O mónoxido de carbono, um dos gases que mais contaminam a cidade, provoca desconforto físico, náuseas, dor de cabeça, alterações na estrutura do sistema nervoso central, tontura, perda de concentração e sério agravamento no quadro de doentes cardíacos e pulmonares.
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
O esgoto doméstico é o poluente orgânico mais comum existente nos rios poluídos como por exemplo o Tietê. As indústrias e a população lançam, diariamente, cerca de 10 bilhões de litros de esgoto que poluem rios, lagos, mares, lençóis subterrâneos e áreas mananciais. Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nos rios, além dos lixos industriais e urbanos, localizados no litoral.
O tratamento da água tem a finalidade de eliminar as impurezas prejudiciais e nocivas à saúde. Quanto mais poluído o manancial, mais difícil será o processo de tratamento e, portanto, mais cara será a água.
Na estação de tratamento de água nós recebemos a água ainda suja. Ela recebe o primeiro produto químico, que é sulfato de alumínio líquido. A função do sulfato de alumínio é justamente juntar aquelas partículas, aquele material que está dissolvido na água, ou seja, a sujeira.
Depois da adição do sulfato de alumínio, a água ‘passa’ por alguns processos de: *Floculação, onde recebe cloro - para a desinfecção, *Decantação, onde os flocos mais pesados de cloro vão se depositar. E *Filtragem- onde a água é filtrada para após estar pronta para o consumo.
Poluição Sonora
Os ruídos e as vibrações são problemas ambientais que estão intimamente relacionados à vida e são as queixas de poluição ambiental que mais têm se destacado.
A origem desses ruídos são carros, obras de construção, fábricas, aparelhos de ventilação e de ar-condicionado e barulhos procedentes de casas noturnas, como bares de atividades musicais etc.
Nos recintos de trabalho, temos exaustores, prensas, torres de resfriamento, máquinas em geral e veículos de transporte como fontes geradoras de ruídos.
A questão do ruído, na rota humana, tem uma grande importância, porque eles afetam esse nosso sentido tão importante, a audição, podendo afetar o relacionamento entre os indivíduos na comunidade.
Efeitos na audição:
A capacidade auditiva de um indivíduo pode limitar-se a 60%. Todavia, por ser ele ainda capaz de ouvir a própria voz e certos barulhos rotineiros, não se preocupa com a surdez. A perda total de audição pode acontecer se a pessoa fica sujeita diariamente, durante oito horas seguidas, a sons como os registrados em discotecas, algumas fábricas e aeroportos.
Quando o nível de ruído atingir uma medida muito elevada pode causar o "trauma auditivo" e conseqüentemente a surdez. A um nível um pouco superior, além de cessar o nervo auditivo, provocam no mínimo, zumbido constante nos ouvidos , tonturas e aumento do nervosismo.

Poluição visual 
A poluição visual mesmo não parecendo prejudicial causa tantos danos quanto qualquer outro tipo de poluição, como marítima (das águas em geral), atmosférica, sonora, etc... 
Quem nunca olhou em volta e pensou como seria as ruas do bairro onde mora, ou no lugar onde trabalha sem toda aquela "tranqueira"(cartazes, outdoors, anúncios, faixas,...).Pois é, isso pode afetar o homem e causar muitos danos que não são grandes mas pode complicar-se com o tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário