POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA


 http://polpatec.blogspot.com.br 


A Dome Home (que significa qualquer coisa como “Casa-Cúpula”, pelo seu aspeto exterior) é inspirada na ideia de “compact living” japonesa, num país onde a sobrepopulação obriga a pensar novas formas de habitação. Areen quer levar o conceito para os Estados Unidos, mas o desafio é maior, pelas leis de construção e habitação mais rígidas do país.
Steve Areen não é seu Construtor típico. Depois de uma longa carreira como Comissário de bordo da Delta Airlines, ele teve a oportunidade de construir sua própria casa de cúpula em uma fazenda de manga orgânica no nordeste da Tailândia. Tendo as sugestões de seu irmão, ele usou uma técnica de braço giratório para criar uma esfera perfeita e então construiu sua casinha de cúpula usando tijolos feitos localmente. Apesar de ter apenas dois auxiliares, Steve concluída a construção de sua pequena casa em apenas seis semanas, e só custou-lhe cerca de U$8.000.
Verdade seja dita, as regras são um pouco relaxadas na Tailândia, assim para Steve não era necessário obter licenças de construção para sua casa de 500 metros quadrados, o que naturalmente encurtou o processo. Então, acrescentou seus próprios toques, uma vez que o edifício principal foi completo, incluindo portas, telas, prateleiras, uma lagoa e um coreto, cantaria e paisagismo – tudo o que ele fez-se usando os materiais originados na vizinhança .
A água é aquecida e a casa é iluminada com eletricidade alimentada por fontes convencionais, a casa é naturalmente refrigerada e iluminada durante o dia graças a recortes no telhado. A cúpula do quarto é coberta com um telhado de grama bonito e a casa de banho, como um jardim de Inverno, é repleto de plantas e concluída com toques sutis, como uma torneira de bambu que joga de água em uma tigela bonita – como mãos de Buda gigante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário