POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

segunda-feira, 21 de julho de 2014

British Airways anuncia o uso de lixo como combustível em seus aviões
http://polpatec.blogspot.com.br
http://come52671.wix.com/polpatec

A British Airways anunciou que os voos realizados pela companhia entre Londres e Nova York serão movidos a lixo. A companhia aérea britânica, em parceria com a empresa norte-americana Solena Fuels, investe em tecnologia que transforma os resíduos em combustível para aviões.
Não é de hoje que empresas transformam o biogás em energia, mas isso nunca havia sido usado na indústria aeronáutica, principalmente em voos comerciais com aviões de grande porte. O acordo entre as duas empresas foi feito em 2012 e deve perdurar por, pelo menos, 11 anos.
Durante conferência realizada em Maryland, EUA, o diretor de Meio Ambiente da British Airways, Jonathon Counsell, explicou que a tecnologia exigiu muito investimento. A verba destinada à pesquisa e desenvolvimento do combustível chega a US$ 600 milhões. Mesmo assim, a empresa espera um retorno positivo.
O representante explica que o combustível é muito puro e de alta qualidade. Além disso, Counsell garante que as análises recentes mostram que este tipo de combustível pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 95%, comparado aos combustíveis fósseis. Essa informação ainda descarta o cálculo das emissões de gás metano evitadas, poluente 30 vezes mais perigoso que o CO2 e que é liberado pela decomposição do lixo em aterros sanitários.
A Solena Fuel explica que para a fabricação deste biocombustível serão utilizados resíduos limpos e não recicláveis. Eles são queimados em um ambiente com pouco oxigênio em reação que produz um gás de síntese de hidrogênio e monóxido de carbono. O processo é conhecido como gaseificação e, a partir daí, o gás é transformado em combustível líquido por uma técnica chamada de Fischer-Tropsch.
A British Airways escolheu os voos entre Londres e Nova York apenas para a fase inicial, mas a companhia pretende expandir e alcançar o uso de combustíveis renováveis em 30% dos seus voos até 2050.
A busca por opções mais sustentáveis no setor de aviação é constante e necessária, já que eles são responsáveis por 2% das emissões globais e o aumento da demanda por viagens aéreas cresce a cada dia, aumentando também a pegada de carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário