POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sustentabilidade está entrando na mentalidade dos brasileiros




   Divulgação
Vinte e quatro empresas brasileiras desembarcaram em Aruba para participar do evento Europe Meets the Americas, que termina nesta quarta-feira. Elas buscam oportunidades para exportar. 

O tema da sustentabilidade atraiu a atenção dos empreendedores do país. “É o que mais se fala por aqui. Ainda temos muito o que fazer nessa área, nossos produtos são artesanais”, afirma Agner de Sordi, da paulista Prataria Santa Rita. Aos 70 anos, ele comanda a empresa fundada pelo pai em 1961. Tem 19 funcionários e colocou a exportação entre as suas metas. 

A empreendedora Andrea Moreira também saiu de São Paulo em busca de contatos para exportar. Ela está à frente da fabricante paulista de produtos de higiene pessoal e cosméticos Sanaj. Criada por seu pai há 24 anos, a empresa produz produtos de marca própria para grandes supermercados e farmácias, entre eles o Carrefour e o Walmart. “Por causa das exigências dos nossos clientes, já temos certificações internacionais. Acredito que isso vai nos ajudar a expandir a operação para fora do Brasil.” 

A maioria das empresas presentes no evento vem de São Paulo – e tem em comum uma administração familiar. José Paes e seu filho Eduardo Paes, da paulista Dystray, vieram juntos a Aruba. A empresa deles ataca dois mercados que também demandam certificações: autopeças e equipamentos de segurança. 

Não faltam também empreendedores que querem exportar suas franquias. É o caso de Daniel Iaconelli, que comanda a alpargateria Cervera, um negócio criado pelo pai há 29 anos. A empresa fabrica alpargatas em São Paulo e tem quatro lojas próprias e três franquias. Somados, os faturamentos da operação industrial e do varejo chegam a cerca de R$ 5,5 milhões por ano. Iaconelli já surfa na onda da sustentabilidade. “Os produtos são feitos de fibras naturais. Nossa meta é sempre seguir uma linha sustentável”, afirma. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário