POLPA MOLDADA

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sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mercado e empresa sustentável?


sustentabilidade

Cada vez mais as empresas são avaliadas por suas ações e programas de responsabilidade social. Segundo Philip Kotler, há dez anos, uma pesquisa destacou que 82% dos norte-americanos optariam por uma marca associada a uma boa causa se o preço e a qualidade de seu produto fossem semelhantes ao de outras marcas – afirmou em sua apresentação recente em São Paulo.
Se as pessoas não compram serviços, produtos ou ideias, o que elas compram? As pessoas compram um estado mental; compram aquilo que acreditam, que lhes irá fazer bem. Elas compram um estado mental de satisfação e querem que a compra seja o veículo que lhes proporcione tal estado.
Ser socialmente responsável é vantajoso na hora de fazer negócio. Cada vez mais cresce o número de empresas brasileiras que incorporaram esta visão, após terem sido alertadas que o consumidor via com bons olhos esta guinada.
É o investimento no "ecomarketing". Frequentemente as empresas realizam encontros para debater junto à sociedade as questões ambientais, proporcionando ações positivas que favoreçam o meio ambiente nas aplicações de desenvolvimento sustentado, tecnologia e oferecendo oportunidades de negócios e parcerias no setor, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental não só nas empresas, como também junto à comunidade. O marketing deve contribuir para esta mudança sadia, segura, tornando nossa vida mais confortável e melhorando o nosso estilo e qualidade de vida.
Outro ponto importante na questão do marketing sustentável, de acordo com Kotler, é a reação em cadeia. Empresas comprometidas com o meio ambiente, por exemplo, passam a procurar fornecedores que também tenham essa preocupação. Funcionários, investidores e parceiros ficarão mais motivados e leais ao compartilharem essas práticas. Analise estas perguntas e veja se as respostas são verdadeiras e convincentes:
a) Qual é o negócio da nossa empresa? Qual é a nossa utilidade para o mercado?
b) Por que somos importantes e qual o valor que criamos para os clientes?
c) Nós realmente somos diferentes ou "somos mais um" no mercado?
d) Nossa empresa tem um valor sustentável e é rentável para sobreviver?
O respeito pela natureza começa pela fábrica, passa pelos escritórios e vai além dos limites externos da empresa. Uma empresa se desenvolve de forma de forma sustentável com base na qualidade de suas conexões. As empresas devem preparar campanhas de comunicação com seus consumidores lembrando das vantagens do uso de produtos, que são fabricados sem o prejuízo do meio ambiente, fazendo ver que em assim procedendo, todos serão beneficiados – os consumidores, com melhor qualidade de produtos, saúde e de vida, e as empresas com maiores lucros e imagem mais forte perante o mercado.

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