POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dia Mundial da Biodiversidade é comemorado nesta quinta (22)

Em 1992, a ONU instituiu o dia 22 de maio para celebrar a data. Tema deste ano é a proteção da fauna brasileira





Nesta quinta-feira (22), o mundo todo irá celebrar mais um Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta.  O tema deste ano é a proteção da fauna brasileira.

Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), o Brasil possui mais de 120 mil espécies de animais e 40 mil de plantas. Entre os vertebrados, são 713 espécies de mamíferos, 1.900 de aves, 738 de répteis, 934 de anfíbios, 4.774 de peixes e outras 100 mil de animais invertebrados e o ICMBio é o órgão do Governo Federal responsável por cuidar da biodiversidade no Brasil.
Para proteger a fauna do Brasil, o governo federal assumiu, no âmbito da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), o compromisso de adotar medidas para prevenir a extinção de espécies por meio da Meta 12 de Aichi, relatório de preservação da biodiversidade que estabelece objetivos para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é que até 2020 o risco de extinção de espécies ameaçadas chegue próximo a zero, com melhoras significativas na situação de conservação daquelas que estão em declínio ou em alguma categoria de risco.
Com o objetivo de manter este patrimônio natural, o Brasil vai criar gestão de Unidades de Conservação (UCs), proteger as espécies e reforçar o combate aos crimes ambientais. Este esforço é realizado no âmbito do Programa Pró-espécies, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em Janeiro de 2014, por meio da Portaria 43/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário