POLPA MOLDADA

POLPA MOLDADA
Polpa Moldada

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O que podemos fazer para garantir a sustentabilidade?





Duro e necessário, “A humanidade contra as cordas” lança o debate: O que podemos fazer para garantir a sustentabilidade e evitar a decadência de nossa civilização? Nosso modelo atual é compatível com um desenvolvimento sustentável? Eduardo Felipe Matias analisa aqui a questão ambiental sob a ótica da crise financeira e mostra que uma não apenas influi na outra, mas se originam, ambas, da mesma mentalidade predatória e dos mesmos incentivos perversos.
Ao relacionar a sustentabilidade à globalização, o autor disseca a natureza e a governança corporativa das empresas transnacionais, explicando como estas podem ser pressionadas e persuadidas a se tornarem, elas mesmas, agentes transformadores. Em outra esfera, avalia o papel do Estado e sua responsabilidade em criar, nacional e internacionalmente, normas capazes de reverter o quadro atual e promover a economia verde.
Lembra, ainda, que a luta contra as mudanças climáticas depende de uma governança global eficiente por meio de vários atores – entre eles, o G 20, a OMC e a ONU – e diversos instrumentos – como o uso das redes sociais, a tributação das emissões de carbono e o estímulo à inovação tecnológica. E alerta que a enorme mudança necessária para deter o aquecimento global depende, acima de tudo, de vontade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário