Por Débora Pereira para BuyGreen.

DesperdicioUma vida mais sustentável significa mudar hábitos em todas as áreas do cotidiano. Ao lidar com as roupas, que usamos e lavamos com frequência, também existem formas de não prejudicar o meio ambiente, ou causando o menor impacto possível. A primeira dica é na hora de comprar a máquina, escolha uma adequada às suas necessidades e com maior eficiência energética. As com abertura frontal usam menos água e consomem 40% menos energia. Na hora de lavar, a dica é programar a máquina com água fria. Hoje existem as que têm a opção quente, mas para a maioria das roupas isso não é necessário, além de gastar grande quantidade de energia. Não utilize a máquina para poucas peças, espere acumular um pouco mais e ajuste sempre o nível de água. Se a roupa não estiver tão suja, programe ciclos menores.

Algumas peças com tecidos mais delicados precisam ser lavadas na mão. Para estas, a dica é usar o sabão de coco em barra. É de alta qualidade, deixa a roupa macia, não agride o meio ambiente e nem a pele. Mas também é possível lavar as roupas na máquina com este sabão: dissolva ¼ da barra em água fervente, despeje na máquina, deixe no molho e programe apenas um enxágue. Com o sabão de coco não precisa nem usar amaciante. Essa atitude economiza dinheiro, água e energia, e o sabão de coco é totalmente biodegradável.

É bom tirar as roupas da máquina e pendurar logo que estiverem limpas. Não usando a secadora poupa-se energia e as roupas ficam menos amassadas, facilitando na hora de passar. Se for necessário usar a secadora, separe roupas pesadas e leves e ajuste o tempo de secagem conforme a necessidade.

A água da máquina pode ser reutilizada, por exemplo, para lavar calçadas.

Fonte da imagem: www.povodecubatao.com.br